Em 19/01/2023, a Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido de recuperação judicial formulado pela Americanas, mas o que isso quer dizer e quais as consequências para a empresa?
Regulamentada pela Lei nº 11.101/2005, a Recuperação Judicial foi criada como um meio para que as Sociedades Empresárias ou Empreendedores Individuais superem uma crise econômico-financeira, evitando que sejam levadas à falência por inadimplemento.
Assim sendo, com a decisão favorável da Justiça do Rio de Janeiro, todas as eventuais execuções judiciais e dívidas do Grupo Americanas, ficam paralisadas por 180 dias.
Agora, com a recuperação judicial aceita, o Grupo Americanas deverá apresentar em sessenta dias uma proposta que inclua formas de pagamento aos credores e uma reorganização administrativa da empresa.
A consequência direta de eventual aprovação do plano de recuperação judicial é a suspensão da maior parte dos passivos da empresa, possibilitando sua preservação, mantendo a produção e manutenção do quadro de funcionários, fundamentais para a atividade empresarial.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um advogado especialista.