Nesta sexta-feira (21) é lembrada a morte de Tiradentes, expoente da Inconfidência Mineira, acontecimento político brasileiro mais importante do século XVIII. 

Os Inconfidentes, considerados traidores pela Coroa Portuguesa, tentaram rebelar-se contra a pesada carga tributária e as medidas econômicas abusivas aplicadas por Portugal na Capitania de Minas Gerias. Durante o período extrativista, 20% de todo o ouro extraído deveria ser recolhido aos cofres da Coroa. 

Com a decadência da mineração, as “metas arrecadatórias” não foram cumpridas, de modo que a Fazenda Real estipulou a “derrama”, forma agressiva de cobrança dos impostos atrasados a partir do confisco dos bens dos devedores. 

Revoltados com a opressão instituída por Portugal, organizou-se uma conspiração contra a Coroa e suas práticas abusivas. Antes que pudesse ser levada a cabo, contudo, os inconfidentes foram presos, com o posterior enforcamento em praça pública de Tiradentes, que assumiu sozinho toda a culpa pela conspiração. 

Os Inconfidentes tinham por lema “Liberdade, ainda que tardia”, e nos lembram, ainda nos dias de hoje, que somente um povo com liberdade econômica é um povo realmente livre.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn